Editora UFG lança a Coleção Introdução com a publicação da obra “A Teoria da História de Jörn Rüsen: Uma Introdução”
Conheça um pouco mais sobre a Coleção, o autor e obra
A Editora UFG acaba de publicar “A Teoria da História de Jörn Rüsen: Uma Introdução”, de autoria do professor Arthur Alfaix Assis. A obra oferece um olhar aprofundado sobre o pensamento de um dos mais influentes teóricos contemporâneos: o historiador alemão Jörn Rüsen.
A publicação desse livro marca, ao mesmo tempo, o lançamento de uma nova Coleção da editora, denominada Introdução. “Livros de introdução são certamente os mais difíceis de se escrever. São difíceis fundamentalmente porque, de saída, eles exigem assumir uma dura responsabilidade: oferecer um tema, autor(a), uma questão ou apresentação correta, coerente e acessível àqueles que ainda não estão familiarizados ou travam com ele o primeiro contato”, destaca o professor Wilson Flores, Diretor da Editora UFG.
A Coleção Introdução reflete o compromisso da Editora UFG com a formação intelectual e científica de base. Os professores Marlon Salomon e Fábio Almeida, membros do Conselho Editorial, reforçam que, embora voltada especialmente ao público universitário em fase de iniciação ao saber, a Coleção também busca alcançar leitores interessados em desbravar novos temas, às vezes distantes de sua formação universitária, mesmo que não estejam diretamente ligados ao meio acadêmico. “Cada volume desta nova coleção busca apresentar seu objeto com rigor conceitual e clareza interpretativa, sem ceder à simplificação empobrecedora nem ao jargão inacessível”, explicam.
Além disso, os professores reforçam a importância política e estratégica dessa iniciativa, cujos objetivos são ampliar o acesso a autoras(es), temas e problemas de maior complexidade ou pouco difundidos em língua portuguesa; formar leitores(as) críticos(as), contribuindo para o avanço do conhecimento e para a ampliação do acesso à cidadania; fomentar a produção de obras introdutórias, cada vez mais presentes no mercado editorial brasileiro.

Imagem: reprodução da capa.
Autor da obra, Arthur Alfaix Assis é doutor em História pela Universidade de Witten-Herdecke, na Alemanha, e professor associado de Teoria e Metodologia da História na Universidade de Brasília (UnB). Assis é uma das principais referências nesse campo de estudo no Brasil e autor de dezenas de publicações sobre questões fundamentais de teoria e história da historiografia.
Em entrevista concedida à Editora UFG, o autor compartilha como foi relançar sua obra, que vai agora para sua segunda edição, em novo formato e em nova Coleção, em uma conjuntura mundial completamente distinta daquela em que a primeira edição foi publicada, em 2010. As primeiras camadas do texto foram produzidas no início dos anos 2000, a partir de sua dissertação de mestrado. “Fiz questão de escrever um prefácio a esta segunda edição, em boa medida para registrar as impressões provocadas por esse novo olhar para o livro. O cenário – tanto o nacional quanto o mundial – mudou muito da primeira década do século XXI para hoje”.
Assis ainda complementa que o livro foi escrito em meio a um ambiente político que era incomparavelmente mais estável do que o de hoje e que se há uma mensagem principal na teoria da história de Rüsen, “é a de que a escrita da história reage a demandas por orientação que se agudizam em momentos em que tudo parece mudar, ou em que a velocidade das mudanças se torna vertiginosa. Isso vale, claro, também para a história intelectual, e inclusive para interpretações históricas da própria teorização de Rüsen”.

Foto: arquivo pessoal do prof. Arthur Assis.
Referência de destaque nos estudos sobre teoria da história, o filósofo, historiador e pedagogo alemão Jörn Rüsen, é considerado um dos principais pensadores vivos da área. Segundo Assis, “suas reflexões sobre história, historiografia, consciência e cultura históricas são conhecidas em todo o mundo e mobilizadas por diferentes disciplinas dentro das humanidades. Há mais de uma década, sua obra — em especial suas ideias sobre o ensino e a aprendizagem históricas — tem ressonância significativa no debate brasileiro”, em boa medida em razão dos esforços de tradução e difusão realizados por Estevão de Rezende Martins (in memoriam), seu amigo e orientador de mestrado, como observa o autor.
Assis também destaca como a abordagem didática de Rüsen dialoga com sua própria compreensão da didática histórica: “Num período decisivo da sua trajetória — que curiosamente corresponde ao momento de produção dos textos centrais do meu trabalho — Rüsen atuava, antes de tudo, como professor de didática. Essa circunstância ajuda a explicar muitas das características de sua teoria da história”.
Diante da complexidade de seu pensamento, uma obra introdutória como a que acaba de ser lançada pela Editora UFG é fundamental para tornar seus conceitos mais acessíveis, especialmente aos estudantes e leitores que estão iniciando nesse campo. A nova edição não apenas apresenta os fundamentos da teoria de Rüsen, como também estabelece um diálogo com as reflexões do próprio autor sobre escrita e ensino da história, ampliando o alcance e a atualidade do debate.
Com esse trabalho, Assis contribui para a didática da história ao incorporar as reflexões do filósofo alemão sobre ensino e aprendizagem históricas. “Uma característica importante da reflexão didática de Rüsen é que ele faz questão de mantê-la conectada ao campo historiográfico. Isso quer dizer que, em sua compreensão, a didática da história não é uma aplicação externa da pedagogia, trazida de fora para dentro do campo da história. É, antes de tudo, um desdobramento orgânico — quase lógico — do próprio pensamento histórico”, afirma o autor. Ele destaca ainda a relevância das ideias de Rüsen para estudantes e professores da educação básica, por oferecer ferramentas para o conhecimento, desenvolvimento de ideias próprias e o fortalecimento da reflexividade sobre a prática docente, a historiografia e os processos de aprendizagem histórica.
O autor complementa explicando como a teoria da história de Jörn Rüsen dialoga com sua didática da história: “Essa relação íntima entre teoria e didática deve bastante à trajetória profissional do próprio Rüsen. Ele estudou história, filosofia e literatura alemã em Colônia, tendo-se doutorado com um trabalho sobre o historiador Johann Gustav Droysen, provavelmente o historiador de cabeça mais teórica de todo o século XIX. Rüsen depois ocupou postos temporários de professor de filosofia geral e de teoria da história. Mas quando passou a atuar como professor efetivo, na Universidade Bochum, em 1974, foi no âmbito da cadeira de didática da história. Só em 1989, quando ele foi nomeado professor da Universidade de Bielefeld, é que “teoria da história” passou a ser a orientação principal da sua atividade docente. Isso quer dizer que num período decisivo da sua trajetória – que curiosamente equivale ao período de produção dos textos que estão em primeiro plano no meu trabalho – Rüsen era, em primeiro lugar, um professor de didática. Tal circunstância ajuda a entender muitas das características da sua teoria da história”.
Segundo Assis, a publicação original do livro teve como um de seus pilares o apoio fundamental do professor Noé Freire Sandes (in memoriam), uma das figuras mais respeitadas da Faculdade de História da UFG. Foi ele quem, ao ler sua dissertação, defendida em 2004, percebeu o potencial dos três primeiros capítulos para se tornarem um livro introdutório sobre a teoria da história de Jörn Rüsen, ou seja, um encorajamento decisivo para a concretização da sua obra. Hoje, duas décadas depois, o autor segue investigando temas da teoria da história e se dedica a um novo projeto editorial, desta vez centrado em outro importante teórico alemão do século XX: Reinhart Koselleck. Curiosamente, “quando Rüsen se transferiu para a Universidade de Bielefeld em 1989, foi para ocupar cadeira de teoria da história, que ficara vaga com a aposentadoria de Koselleck. Temos aqui uma correlação inusitada, não muito importante, mas nem por isso desinteressante entre a pesquisa que serviu de base ao livro reeditado e a minha pesquisa atual”, destaca o autor.
O lançamento da obra inaugura a nova coleção da Editora UFG, cuja proposta é aproximar o público leitor de diferentes tradições intelectuais e científicas já consolidadas, por meio de conteúdos que funcionem como instrumentos de mediação e leituras introdutórias que são, particularmente, importantes no campo do ensino e do saber. “É preciso trazer mais pessoas para dentro do universo do livro e da leitura, porque uma sociedade democrática e humanizada depende de capacidades e sensibilidades que só se desenvolvem nesse universo. E é aqui que livros introdutórios, curados e publicados por editoras universitárias, têm um papel importante a cumprir. Por isso, acho bastante louvável o aparecimento desta coleção e fiquei especialmente contente com a ideia de abrigar nela uma nova edição do livro sobre a teoria da história de Rüsen”, afirma o Assis.
O livro está disponível para aquisição no site da Editora UFG e em suas livrarias físicas, fortalecendo o compromisso da Editora frente à ampliação e divulgação do conhecimento. “Com essa iniciativa, a editora reafirma a ideia de que introduzir é formar — e formar, nesse contexto, é ampliar horizontes, estimular o pensamento crítico, reconhecer a diversidade de perspectivas e preparar-se para os desafios do presente. Cada título da coleção se propõe a ser o ponto de partida de uma trajetória de conhecimento contínuo e em constante construção” destacam os conselheiros Marlon Salomon, Fábio Ferreira de Almeida e o diretor da Editora UFG, professor Wilson Flores.
Para conhecer um pouco mais sobre a obra clique aqui
Interessados na nova Coleção Introdução da Editora UFG? Clique aqui e confira o edital (aberto em fluxo contínuo)
Conheça a Editora UFG!
Sobre Editora UFG
Redes Sociais: @editora.ufg | Site: editora.ufg.br
Coordenação de Comunicação da Editora UFG
Profa. Adriane Nascimento [62 9934-7612] [adrianenascimento@ufg.br]
Endereço: Rodovia R2, nº 3.061, Parque Tecnológico Samambaia, Câmpus Samambaia, UFG, Goiânia, Goiás
Fonte: Editora UFG
Categorias: Notícias Noticias notícias-editora-ufg
