icon_instagram

LIVROS em PDF

Atualizado em 31/10/18 14:22.

Editora Gráfica UFG

capa_ahistoriaescrita

A HISTÓRIA ESCRITA - Percursos da Historiografia Goiana

Organizadores:
Cristiano Alencar Arrais
Noé Freire Andes

Lançado em 2018

Região. Esse termo possui uma história que ultrapassa os domínios da geografia, da economia e da sociologia. Tornado, desde sua origem (regere, governar), arena de lutas políticas e sociais, o conceito de região foi utilizado na historiografia para estabelecer uma distinção entre a “parte” e o “todo” dessa criação intelectual que se chama História do Brasil. Existiriam, nesse sentido, historiografias consideradas “nacionais”, “explicadoras do Brasil”, que definiriam as “identidades do Brasil”. Institucionalizado no interior da política acadêmica brasileira, os termos “nacional” e “regional” imprimiram, a priori, um conjunto de relações de força capazes de definir as hierarquias no campo do saber.

Capa_guardandomemorias

Guardando Memórias e Construindo Saberes

Organizadoras:
Lilian Abram dos Santos
Maria do Socorro Pimentel da Silva

Lançado em 2017

O Dossiê Guardando Memórias e Construindo Saberes articula muitas vozes, desejos e ideias importantes para a construção de propostas de educação intercultural contextualizadas na clareza de que nenhum povo consegue se livrar de seu colonizador enquanto não se liber ta também de seus referenciais teóricos, de seus paradigmas e de seus fundamentos, enfim, de seus modos de pensar e organizar o mundo. Graças ao movimento dos povos indígenas e mais recentemente dos/as pesquisadores/as indígenas, a história da educação escolar indígena começa a mudar. Inicia-se a construção de bases epistêmicas que levam em conta a diversidade de saberes no mundo e seus modos de produção.

Divulgação autorizada de pesquisadores/as
da UFG
em outras editoras

Capa_estética em preto e branco

Livro: Estética em Preto e Branco

Organizadores: Carla Milani Damião e Fábio Ferreira de Almeida

Lançado em 2018

O II Colóquio Internacional de Estética da FAFIL-UFG, intitulado “Estética em Preto e Branco”, organizado pelos professores da Linha de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia (UFG), em 2017, teve por objetivo abranger temas com base em associações estético-formais, culturais e políticas, sugeridas por cores, matizes, conceitos e preconceitos: “Preto”, “Branco”, “Cinza”, “Escuridão”, “Negrume”, “Sublime”, “Raça”, “Racismo” e “Gênero”. Reflexões e pesquisas relacionadas a temas em Literatura, Música, Fotografia, Filme, - em particular, a Tragédia e o Trágico -, formando uma gama de assuntos nos ensaios e artigos em torno ao tema.

capa_economiasolidariaII

Livro: Economia Solidária em Debate: Relatos do Encontro Goiano de Economia Solidária

Organizador: Maico Roris Severino

Lançado em 2018

Com satisfação é apresentado neste livro uma síntese do que foi debatido no III Encontro Goiano de Eco-nomia Solidária (III EGESOL) que foi realizado período de 20 a 22 de março de 2018, no Campus II (Samambaia) da Regional Goiânia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Este evento foi promovido pela Incubadora Social da UFG, tendo como apoiadores, a Pró-Reitoria de Ex-tensão e Cultura (PROEC) da UFG e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). A partir do ano de 2016 o EGESOL vem se consolidando como principal espaço de debate acerca do tema Economia Solidária no estado de Goiás.

EDITORAS DIGITAIS:

logo_editora ufg    logo_IU     logo_grafica