Weby shortcut
icon_instagram

DIVISÃO DE PERIÓDICOS

Atualizado em 09/08/18 15:22.
 
Fundada em 2015, e composta por bolsistas, a Divisão de Periódicos é responsável pela revisão de textos (português, inglês e espanhol), normalização(1) e diagramação dos periódicos subsidiados pelo Programa de Apoio às Publicações Periódicas Científicas (PROAPUPEC/UFG). O PROAPUPEC/UFG é um projeto criado em 2003 pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG)(2) e pela Biblioteca Central da UFG. Antes da criação da Divisão de Periódicos eram contratadas empresas terceirizadas para a edição textual e gráfica dos periódicos.
Para a formação da Divisão, o CEGRAF cedeu o espaço físico: uma sala com cinco computadores e mesas individuais. Em contrapartida, o edital de 2015 do PROAPUPEC(3) disponibilizou cinco bolsas mensais no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para a contratação de dois revisores de português, um tradutor de inglês e dois designers destinados a atuarem na revisão, tradução e editoração das revistas aprovadas nesse edital. Foram selecionadas 15 revistas que atendiam aos critérios do PROAPUPEC XIII.
Dos periódicos selecionados pelo edital em 2015, nove foram editorados pela equipe de bolsistas, sendo eles: Boletim Goiano de Geografia, Inter-Ação, Música Hodie, OPSIS, Pensar a Prática, Revista de Biologia Neotropical, Revista Eletrônica de Farmácia, Signótica, Visualidades. Em 2016 as mesmas revistas continuaram sendo atendidas, sendo acrescentada apenas a História Revista. Em 2017, a Sociedade e Cultura e a Música Hodie passaram também a serem revisadas e diagramadas pela divisão.
 

1. Inicialmente, a Divisão de Periódicos também oferecia o serviço de tradução ao inglês e ao espanhol, mas, devido à alta demanda de artigos e textos a serem traduzidos e ao baixo número de bolsistas cadastrados no PROAPUPEC, o serviço não é mais oferecido.

 

2. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) foi dividida nas Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), em decorrência de alterações no Estatuto da UFG, aprovado em janeiro de 2014 pelo Ministério da Educação.

 

3. Disponível em: <https://www.prpg.ufg.br/up/85/o/Edital_Proapupec__XIII__2015.pdf>. Acesso em: 04 jan. 2018. O edital não explica que parte dos recursos serão destinados ao pagamento de bolsas. Apenas informa no item “1.5 Observações complementares” que “1.5.2 As revistas contempladas com recursos do presente edital serão também apoiadas pelo Centro Editorial e Gráfico – CEGRAF no que se refere aos serviços de revisão, editoração e tradução de resumos”. O resultado do primeiro processo seletivo de bolsistas para a Divisão de Periódicos pode ser acessado em: <https://www.cegraf.ufg.br/n/79505-resultado-final-do-processo-seletivo-de-bolsistas-para-a-divisao-deperiodicos-do-cegraf-ufg-edital-proapupec>. Acesso em: 4 set. 2016. A atual formação da equipe está disponível na página do CEGRAF/UFG: <https://www.cegraf.ufg.br/p/6828-estrutura-organizacional-equipe>. Acesso em: 04 jan. 2018.

(Texto elaborado com base no artigo AMARAL, J. C. A EDIÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA DIVISÃO DE PERIÓDICOS DO CEGRAF/UFG: CONCEITO, PROCESSO E GERENCIAMENTO).